segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Real ou irreal?


Cuidado com o que você pensa ser verdade. A qualidade daquilo que se percebe é condicionada pelo que acontece no processo de formação e crescimento de cada um. Depende, fundamentalmente, do ambiente em que se vive e das experiências. Isto determina a maneira como a gente se comporta e, por conseguinte, os resultados obtidos na vida, tanto pessoal como profissional.

A partir dos primeiros anos de existência as pessoas começam a ser influenciadas pela família, escola, televisão, religião, colegas e ambiente social em que vivem. A forma como você é criado pelos pais e situações vividas durante o crescimento constituem o pensamento e têm um impacto, positivo ou negativo, na maneira como cada pessoa passa a perceber.

Portanto, só é correto radicalizar em relação aos princípios. Estes sim, são verdades inquestionáveis. O restante é fruto de crenças absorvidas, que podem não ser reais.

No mundo atual e de tantas mudanças, é preciso questionar o tempo todo, se aquilo que cada um pensa ser real, é mesmo verdadeiro. Apesar de não ser fácil conseguir isso das pessoas, não há outro caminho. Para mudar a realidade atual, é preciso começar mudando a si, o que passa pela substituição de pontos de vista.

Seja em relação a vida pessoal, na política, economia, educação, mercado de trabalho, pesquisa científica, tudo pode ser substituído por um novo modelo, ou mapa mental, que melhor explique determinado problema.

EDINALDO MARQUES
Engº Civil, Professor da Ufal, Mestre em Administração, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: