quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dia das crianças


Outubro se comemora o dia das crianças. São elas que poderão transformar, no futuro, a realidade atual. Esperar que a geração de adultos de hoje faça a sua parte, está difícil de acontecer. As evidências mostram que as práticas e os exemplos não ajudam na construção de um mundo melhor. Então, como imaginar que as crianças possam, no amanhã, construir um mundo muito melhor para as gerações ainda mais futuras?

O futuro depende daquilo que hoje for feito no presente. Se pudesse dar um conselho a cada criança brasileira, diria o seguinte: descubra seus sonhos, transforme-os em metas e coloque no papel. Certamente, apenas uma pequena minoria teria condições de fazer isso. Mas, será que uma maior parte poderia entender e colocar em prática o que digo? Sim, desde que tivesse uma orientação adequada e fosse ajudada a executar esse processo.

Isto é resultante de uma pesquisa feita numa das mais conceituadas universidades do mundo: Harvard. A conclusão indicou a importância de descobrir sonhos, transformar em metas e escrever no papel, a fim de que se crie propósito mental, ou seja, motivação duradoura para transformar em realidade.

É preciso fazer com que as crianças trabalhem, simultaneamente, mente, corpo, coração e espírito. Fazer com que incorporem o hábito da leitura e da reflexão. Que possam se preparar para serem protagonistas e não coadjuvantes. Conheçam e coloquem em ação estratégias mentais positivas, no sentido de garantirem melhor autocontrole e sucesso profissional. Longe das drogas e conscientes da necessidade de criar projeto de vida, com visão mais clara, missão e valores elevados baseados em princípios.

Esse é o caminho de um futuro sustentável, que pode ser detalhado com diversos projetos pedagógicos e metodologias eficazes.

Coitado de um povo que não respeita, não educa como deve, nem valoriza as crianças. Que legado deixará para o futuro?

Minhas homenagens a todas as crianças do País.

Edinaldo Marques
Professor, Consultor e Palestrante
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: