segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Como planejar 2012?


Faltam poucos dias para encerrar o ano de 2011. Já é tempo das pessoas e empresas começarem a pensar em planejar 2012. Lógico que um planejamento de médio e longo prazos poderá ser mudado, mas mesmo assim é importante ser elaborado, pois cria uma direção, a fim de que as escolhas pessoais possam ser as mais importantes. Afinal, qualquer pessoa ou empresa precisa saber aonde quer chegar para aumentar as chances de atingir o que deseja.

Um planejamento eficaz começa, primeiro, pela identificação dos valores que cada um considera ser realmente importante. É fundamental ter clareza em relação a missão e a visão, seja no campo pessoal ou empresarial.

Que valores você escolhe? Consideração, coragem, família, respeito, responsabilidade, sabedoria, qualidade, saúde ...? O que mais? É importante fazer o autoconhecimento e responder a seguinte questão: o que realmente você quer na vida: riqueza? poder? tranquilidade? O quê mais?

Além de descobrir os valores é necessário que faça uma declaração esclarecedora de cada um deles. Coloque tudo isto no papel. Esta simples decisão aumenta seu compromisso pessoal, cria propósito mental e facilita o foco no dia-a-dia.

Segundo, estabeleça metas de pequeno, médio e longo prazos. Escreva-as, também, no papel, e, como se tratam de metas, fixe os prazos para o início e fim. Divida-as em partes factíveis e seja persistente no sentido de alcançá-las. É bom lembrar que: “Persistir é o que torna o impossível em possível... O possível em provável e o provável em definitivo” (Robert Half, escritor americano).

Terceiro, a cada semana a partir de 2012, defina os papeis que irá cumprir – suas diversas funções (por exemplo, médico, empresário, professor, palestrante...), e nunca se esqueça de priorizar o papel “eu” – corpo, mente, coração e espírito, ou seja, cuidar de você mesmo. O planejamento semanal pode ser feito no início de cada semana. Nesse momento, identifique aquilo que for mais importante a ser feito na semana e faça a sua programação.

Quarto, planeje e aja a cada dia de 2012. No início do dia, antes de começar a fazer algo, revise o que não pode deixar de ser feito naquele dia. Para isto, você vai gastar entre 5 e 10 minutos.

Por último, adote uma ferramenta apropriada, que melhor se adapta ao seu estilo de vida, a fim de facilitar na execução de suas metas. Pode ser, por exemplo, uma agenda, tablet, palm top, notebook...

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: