terça-feira, 11 de outubro de 2011

Condições das estradas


Turistas estrangeiros que visitam o Brasil reclamam, principalmente, das péssimas condições das estradas e dos aeroportos. Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o País se prepara para receber milhares de pessoas, que aqui virão participar desses eventos.

Para ampliar os aeroportos o tempo até a Copa será suficiente. Já em relação às estradas a situação é diferente. Em menos de três anos, tempo que falta para a Copa de 2014, não haverá condições de recuperar e/ou melhorar as atuais estradas existentes.

Essa é uma área que exige trabalho permanente. Não dá para construir uma rodovia e, paralelamente, não criar um sistema que permita o acompanhamento e identificação de manutenções preventivas, corretivas e novas intervenções.

Quem tem a responsabilidade de administrar as estradas não enxerga essa necessidade, ou não consegue, junto à classe política, priorizar recursos que permitam um investimento mínimo e constante, a fim de que pequenos defeitos identificados após a construção, sejam eliminados durante a operação, antes de provocar a destruição total da estrutura dos pavimentos.

Deixar uma estrutura rodoviária se deteriorar por completo significa desperdiçar recursos, reduzir conforto e segurança para os usuários, aumentar o custo de deslocamento das pessoas. Quando uma estrada passa a exigir uma reconstrução ou restauração pesada, fica mais oneroso para o País e toda a sociedade.

Quando o governo perceberá isso e agirá na direção correta, no sentido de corrigir esse erro estratégico que aumenta o Custo Brasil?

Edinaldo Marques
Engº Civil, Representante da Associação Brasileira de Pavimentação
Consultor e Palestrante
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: