segunda-feira, 2 de maio de 2011

Eficácia de treinamentos


Os governos gastam anualmente milhões de reais em passagens aéreas e diárias com o envio de servidores para participarem de palestras e congressos fora do local de origem. Quando retornam a seus órgãos, muito dificilmente, é acrescentado algo aos processos produtivos. Se ficar algum conhecimento retido é limitado aos poucos beneficiados com o recebimento de passagens e diárias.

Não há um processo de gestão do conhecimento dentro do serviço público brasileiro. Seria mais viável, em termos de investimento, promover um programa do tipo T & D no próprio local de trabalho. Isto permitiria que um número maior de pessoas pudesse participar e conhecer processos completos de desenvolvimento humano e profissional. Práticas eficazes de gestão pessoal e profissional com paradigmas modernos e ferramentas apropriadas seriam repassadas aos servidores. Isto promoveria condições para uma verdadeira revolução positiva. Hábitos como a proatividade, planejamento pessoal e profissional, estabelecimento e foco de prioridades, negociação, busca de diagnósticos administrativos, sinergia e tantos outros passariam a ser uma realidade no dia a dia dos órgãos.

Inicialmente, seria feito um diagnóstico para identificar as reais necessidades de criação de um programa, que teria por objetivo principal mudar paradigmas e mentalidades.

Isto é o que precisa no estado de Alagoas. Todos sabem que aspectos comportamentais e atitudinais são determinantes nos resultados de uma organização.

Enquanto não for implantado, apenas alguns avanços isolados poderão acontecer, mas jamais haverá a sustentação necessária para que Alagoas encontre um caminho eficaz na mudança de resultados.

Edinaldo Marques
Engº Civil e Professor da Ufal
Consultor e Palestrante
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