sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mente impulsiva


Todos nós temos uma mente, que funciona com grande rapidez. Aquela que a qualquer instante nos tira do sério, impulsiona a agir e pode nos levar a cometer muitos erros. Que tende a nos fazer agir envolvidos por fortes emoções.

Para que isto não aconteça, precisamos ter cautela, dar uma de detetive, entender melhor o que realmente acontece, aguardar um pouco, contar até dez, cem ou mil, ouvir mais pessoas. Esperar que a mente racional e mais competente passe a funcionar. O problema é que a mente que nos faz acertar mais em nossas decisões funciona com efeito retardador.

Portanto, quem pretende administrar com precisão não pode deixar de conhecer os perigos da mente emocional. O estresse do dia-a-dia, histórias – algumas mal contadas ou cheias de interesses por pessoas que nos rodeiam, nos levam a conclusões, que podem ser precipitadas, se não processarmos de modo adequado.

Antes de administrar qualquer coisa, é preciso aprender a gerenciar a si mesmo e a vida. Podemos pagar um preço alto por agirmos sob impulso, e até perder a vida, por não conhecer como funciona a mente impulsiva.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da UFAL, Mestre em Administração, Palestrante e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com/edinaldomelo
www.administradores.com.br (membro)

Nenhum comentário: