quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Descompromisso


Principalmente dirigentes públicos reclamam do descompromisso de alguns servidores para com as metas estabelecidas nos órgãos. Isso faz com que haja lentidão nas ações e, consequentemente, as respostas que a sociedade espera passam a ser muito lentas. Há os que tentam justificar a falta de agilidade com a alegação de que a burocracia atrapalha. Na verdade a burocracia é necessária, porém o excesso, este sim, é que atrapalha. As causas principais da lentidão nos processos e ações dentro do serviço público são falhas do tipo de gestão, de planejamento, procrastinação ou necessidade de melhor treinamento do pessoal.

Como seria possível substituir descompromisso por compromisso? Com um processo de gestão do tipo empowerment. Na prática isto é difícil de ocorrer, em virtude da falta de vontade política.

Então, a alternativa é implantar um T & D no órgão com o objetivo de mudar paradigmas e práticas. Se a metodologia aplicada for correta, não resolverá todos os casos de descompromisso, mas os resultados, no todo, serão positivos. A maioria do pessoal tende a mudar, quando substitui seus pontos de vista bloqueadores. Esse trabalho precisa ser feito acompanhado de um processo que vise fazer com que os servidores entendam como funciona sua automotivação.

Sem dúvida a insatisfação salarial pode atrapalhar, mas no processo de automotivação há outros fatores a serem levados em consideração, como por exemplo, realização pessoal, reconhecimento, perspectivas futuras e clima organizacional.

Uma parte essencial do treinamento é aquela que promove mudança de hábito, começando com a prática da proatividade. Com 3 meses de dinâmicas de grupos e trabalho de coaching os resultados positivos começarão a ser visíveis.

É preciso deixar claro o seguinte: se os dirigentes públicos, ao invés de apenas agirem como chefes em seus órgãos, passarem a ser também líderes eficazes e derem bons exemplos, criar-se-ão as condições mais favoráveis para agilização das ações públicas.

Edinaldo Marques
Professor, Consultor e Palestrante
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: