terça-feira, 8 de novembro de 2011

Inovação na Educação


Além do sólido conhecimento que deve ser obtido durante o ensino fundamental, profissional e/ou superior, duas competências precisam ser desenvolvidas pelos estudantes, pois melhorarão a qualidade de suas decisões e aumentarão a produtividade no trabalho e na vida. São elas, liderança e motivação. Ambas fazem parte de uma das teorias de Administração - Comportamental. Sabemos que o comportamento é um fator decisivo nos resultados obtidos.

Como conseguir buscar automotivação e superar momentos de baixa energia motivacional? O que motiva as pessoas? Como conseguir inspirar outras pessoas no ambiente de trabalho? Que capacidades mais importam para os líderes? Quais as etapas necessárias para a formação de um grande líder? Qual a importância da prática da liderança eficaz nos dias atuais?

Estas são apenas algumas das questões, que precisam ser do conhecimento dos estudantes, no sentido de dotá-los de competências duráveis para o futuro exercício da profissão e, também, para a vida.

Segundo Peter Drucker, um dos desafios que as corporações têm enfrentado é a melhoria da produtividade incrivelmente baixa dos trabalhadores do conhecimento. Como mudar essa realidade? É preciso agregar outras inteligências aquelas que já são normalmente desenvolvidas pelos estudantes, como por exemplo, a lógica-matemática.

Howard Gardner trata dessa questão em seu livro Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Agregar capacidade e habilidades mentais aos talentos é fundamental para os resultados. Trabalhar, simultaneamente, a inteligência lógica, emocional e operacional significa um passo adiante na formação de pessoas mais equilibradas e de grandes profissionais.

Por que o MEC e as secretarias de Educação não criam um programa de desenvolvimento contínuo da capacidade de liderar e automotivar já a partir dos primeiros anos de aprendizagem? Esta seria uma grande inovação, que se fosse analisada, discutida e implantada melhorariam os resultados e permitiriam que o Brasil avançasse mais rapidamente na direção da competitividade.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor, Consultor e Palestrante

2 comentários:

Nice Veloso disse...

Parabéns professor pelas suas idéias inovadoras! Precisamos de pessoas assim, comprometidas e preocupadas com a educação. O senhor fêz-me lembrar de um grande mestre, Tsunessaburo Makiguti. Educação para uma vida criativa. Ele baseava sua filosofia educacional naquilo que chamava de “teoria da criação de valor”. O propósito da vida era a felicidade, que ele definia como sendo o estado em que a pessoa pode plenamente criar valor. Makiguti era entusiasta de um método de educação por ele desenvolvido, onde o aluno é incentivado a pesquisar os temas abordados, tornando assim o aprendizado um campo lúdico de descobertas, dando prazer e satisfação ao educando. Ele dizia: "O aluno deve se sentir feliz na escola!”
O professor Makiguti deixou como legado, um revolucionário método de ensino utilizado e difundido internacionalmente. Sua obra vale à pena conferir
• Geografia da Vida Humana
• Educação Para uma Vida Criativa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunessaburo_Makiguti

Anônimo disse...

Prezada Nice Veloso, muito obrigado pelo comentário! Procuro dar uma contribuição, pois estou há 33 anos ligado à Educação na condição de professor. Vou deixar aqui meus contatos, para que possa compartilhar comigo outras ideias e debater a questão:
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com/edinaldomelo
edinaldo_melo50@hotmail.com
Edinaldo Marques
Um forte abraço e muito sucesso.