Política, Administração, Economia, Cultura e todos os aspectos da Sociedade comentados e criticados aqui! Exponha também sua opinião
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Prioridade
Em geral, por que as administrações municipais tendem a priorizar a infraestrutura – obras de pavimentação, viadutos e deixam outras áreas de governo, até mais importantes, ou tão importantes quanto, como educação, saúde, mobilidade urbana, sem a mesma atenção?
Primeiro, é mais fácil conseguir visibilidade política ao executar determinados tipos de obras de infraestrutura do que ao realizar ações no âmbito da educação, da saúde e dos transportes. Nestes casos, as respostas somente virão depois de um algum tempo, ou seja, não há visibilidade imediata. Como os governos são de quatro ou oito anos – se conseguirem a reeleição, passam a focar mais naquilo cujos resultados são rápidos.
O segundo ponto da questão é a visão, competência, qualidade dos valores pessoais e o grau de responsabilidade do governante. São fatores fundamentais, que fazem enorme diferença.
Terceiro, do ponto de vista de gestão é mais fácil licitar e contratar empresas para fazer obras do que montar sistemas e subsistemas eficazes de gestão, que promovam resultados positivos na educação, saúde e mobilidade urbana. Ou seja, a complexidade da gestão nestas áreas é maior.
Edinaldo Marques
Engº Civil e Consultor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário