quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Desnivelamento das caixas


A prefeitura de Maceió tem feito fresagem e recapeamento em algumas ruas da cidade, mas deixa as caixas de passagem dos serviços públicos da Casal - bueiros, na maioria dos casos, desniveladas, ou seja, abaixo ou acima da cota final do asfalto. Isto obriga aos motoristas a estarem sempre desviando dessas "armadilhas", para evitar problemas na suspensão, avarias no balanceamento, alinhamento, jantes e pneus.

Além de provocar desconforto para motoristas e usuários, ainda há o aumento da possibilidade de colisões, em face dos desvios repentinos que podem ocorrer nas trilhas de rodas. Outro problema é que o motorista reduz para passar no bueiro desnivelado e quem vem atrás pode não conseguir parar e bater.

Há tampas que ficaram mais profundas do que antes da nova cobertura asfáltica, algumas com diferença de até 8 cm. O prejuízo de um motorista, que tem o azar de cair nas "armadilhas", pode ser grande. Além do conjunto da suspensão, pneu e aro de roda, é possível quebrar a caixa de marcha. O total do conserto pode chegar a R$ 2 mil.

Essa é uma questão simples de ser resolvida. Depende, tão somente, da vontade do gestor e das equipes de fiscalização em propiciarem um serviço de melhor qualidade à comunidade. Depois da camada asfáltica concluída é só corrigir a altura das tampas.

Por outro lado, as operações de tapa-buracos não conseguem garantir melhores condições de superfície nas vias, em virtude do excessivo número de deformações permanentes, que se formam diariamente. A idade do pavimento e a falta de uma manutenção mais eficaz são algumas das causas.

Edinaldo Marques
Engº Civil e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

2 comentários:

Anônimo disse...

ótimo texto! por que os engenheiros não olham isso? tão simples... se o prefeito tem dinheiro pra atolar em praia proibida, nós não temos pra pagar pelo carro danificado.

Parabéns pelo texto! Não conhecia este blog, vi no twitter do Yuri Brandão. Agora vou seguir!

Saudações,

Dênnis Moreira (curso de Letras da UFAL)

Anônimo disse...

Prezado Professor Edinaldo,

Vi a indicação deste texto no Twitter do professor Yuri Brandão.

Como sou engenheiro, mais indignado fico com a negligência do prefeito, com a falta de vergonha que vemos em nossos homens públicos. A falta de seriedade é grande.

Como engenheiro, também garanto que a coisa é simples de fazer, mas falta gestão, falta vergonha na cara e vontade política. Não se faz porque assim fica fácil de desviar para onde a gente já sabe.

Parabéns pelo blog. Estarei lendo.

Atenciosamente,

Gustavo Mesquita