terça-feira, 27 de dezembro de 2011

2012 e as eleições


Uma pequena minoria da população acompanha o trabalho efetuado pelos políticos e fará novo julgamento em 2012 com mais chances de realizar uma escolha consciente. Já a grande maioria não percebe a importância do processo e age apenas como coadjuvante ou fica no grupo das massas de manobra.

Em quase todos os lares existe alguma TV e a mídia tem feito um papel importante na informação e esclarecimento dos fatos. Em 2012, haverá eleição para as prefeituras e as câmaras de vereadores de todo o País. Será uma nova oportunidade para pensar na escolha dos nomes que receberão o voto.

O povo tem um imenso poder, que precisa exercê-lo com toda a responsabilidade, consciência e atenção. Sabe-se que na decisão em quem votar, pesa muito o interesse particular. Às vezes, por conhecer esse ou aquele candidato, ou ter recebido algum favor por menor que seja, esquece-se de focar a qualidade do voto. Com isto, compromete-se o futuro em todos os aspectos.

Em consequência dos altos índices de pobreza e de miséria da população, da falta de educação e de conscientização do povo, da crise de valores que se alastra no país, ainda continua a prática condenável da compra e venda do voto. Isto é muito lamentável e reduz a possibilidade de se ter uma vida melhor.

Algumas pessoas não acreditam mais nos políticos. Como consequência, não acompanham os fatos, anulam o voto ou votam em branco. Para mudar a realidade atual é necessário votar, escolher os melhores candidatos. Somente através da política são definidas as prioridades de ação postas em prática e que podem melhorar a vida nas cidades, locais onde as pessoas residem e criam seus filhos.

A educação, saúde, segurança pública, geração de oportunidades de emprego e renda, transportes e trânsito, quase tudo, depende da forma como é conduzida a política.

O futuro depende do poder de decisão de cada um. Quando alguns dizem que todo político é igual, não é verdade. É sempre possível identificar diferenças. Para isto, precisa-se ampliar os níveis de politização.

Portanto, inicie 2012 antenado. Anote os acontecimentos. Antes de votar reflita bastante e não se deixe enganar por maus políticos, que somente enxergam os seus interesses pessoais e esquecem que foram eleitos para trabalhar pelo bem coletivo.

Um Feliz Ano Novo a todos!

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: