terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Viagens de férias


Aproximam-se as férias de janeiro e, certamente, aumentará o número de veículos circulantes nas estradas. O que isto significa? Perigo à vista! As estatísticas demonstram que aumenta o número de acidentes nessa época.

Alguém já parou para pensar o quanto o País tem de prejuízo com esses acidentes? Sem falar no valor das vidas, que é incalculável, os gastos diretos e indiretos decorrentes são muito elevados. O que fazer, então?

Primeiro, os motoristas precisam se conscientizar dos perigos de dirigir em altas velocidades efetuando ultrapassagens em locais sem boa visibilidade. Muitas das estradas brasileiras foram projetadas e construídas com excessivo número de curvas, algumas horizontais, outras verticais, e ainda existem aquelas que, ao mesmo tempo, são verticais e horizontais.

Os veículos atuais estão, a cada ano, mais potentes. É preciso que o condutor conheça bem os limites de seu automóvel. Além disso, não podemos desprezar as condições de superfícies das rodovias pavimentadas, algumas esburacadas com um baixo índice de serventia.

O Brasil precisa inserir nos currículos das escolas, já nos primeiros anos de educação básica, a educação emocional. As crianças de hoje, que serão os adultos no amanhã, têm que aprender como ter autocontrole. Enquanto isso não for levado a sério, não vislumbramos uma solução para o elevado índice de mortes nas estradas.

Outro ponto importante é que o governo brasileiro precisa ser mais exigente em relação aos itens de segurança existentes já nos modelos básicos dos veículos. Se na Europa e nos Estados Unidos isso é levado em consideração, aqui, somente a partir de 2014, será obrigatória a presença de equipamentos de série, como airbags. A presença desses equipamentos, com certeza, reduzirá a quantidade de mortes em colisões.

Por outro lado, há ainda o fator geometria da via a considerar. É possível fazer estradas mais seguras desde que o DNIT e os Departamentos de Estradas de Rodagem criem programas de eliminação de pontos negros. Aquelas rodovias que apresentam mais acidentes em determinados pontos, precisam passar por uma mudança no traçado. Afinal, se considerarmos os recursos disponíveis na Cide (Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico) – imposto embutido no custo dos combustíveis desde a sua criação até os dias atuais, chegaremos a conclusão que a questão não é financeira, mas de decisão política.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor e Consultor

Nenhum comentário: