sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Prevenção ao vício


Recentemente, a presidente Dilma Rousseff apresentou um programa de prevenção e combate ao uso de drogas. Este é um enorme desafio do governo e de toda a sociedade, que para ser enfrentado e vencido exige uma série de fatores: estratégia, tática, execução eficaz e decisão política.

Milhões de crianças, jovens e adultos são viciados em drogas e caminham para a autodestruição. Para tentar mudar a realidade várias iniciativas precisam ser colocadas em prática e ao mesmo tempo.

Do lado do governo é necessário um maior combate nas fronteiras do país para impedir a entrada de novas drogas. Esta é uma missão de responsabilidade da polícia federal. As polícias estaduais e guardas municipais devem estar unidas no combate aos pontos de venda e distribuição. É preciso também priorizar a instalação de hospitais especializados, que possibilitem internação para o tratamento daqueles que já estão no vício.

Mas, tem ainda os que não são usuários. Para estes, a melhor alternativa é a prevenção. Os fatores mais eficazes de proteção contra o envolvimento com as drogas são a estabilidade do ambiente familiar, automotivação, descoberta do “norte-magnético” – bússola interior, forte vínculo pais-filhos, disciplina e monitoramento do pais, vínculos com instituições sociais – igreja, grupos de jovens etc., amizades que não usem drogas e campanhas anti-drogas.

A prevenção mais eficaz é aquela que permite às pessoas, o mais cedo possível da vida, descobrirem seus sonhos e saberem com torná-los uma realidade. Afinal, todos são feitos da mesma matéria de seus sonhos. É importante aprender a elaborar o projeto de vida e conhecer como criar propósito para alcançar metas, objetivos pessoais e profissionais. Essa direção é alcançada através de uma educação completa para a vida, envolvendo valores humanos, autocontrole – inteligência emocional e liderança pessoal.

EDINALDO MARQUES
Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: