terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Arrogância


Nos textos judaicos encontra-se a seguinte frase: “A arrogância é o reino – sem a coroa”. Já nos textos bíblicos, “A arrogância precede a ruína, e o espírito altivo, a queda".

Na vida convive-se com pessoas que insistem em fazer críticas destrutivas aos outros, mas não sabem ouvir, reformular o pensamento, nem conseguem ter a capacidade de mudar a si mesmas. Partem do princípio que somente elas estão certas. Ora, ninguém é o dono da verdade. Excentuando-se a morte, a necessidade de mudar para garantir adaptação ao ambiente e o respeito aos princípios, todo o restante, é relativo.

Apenas ter popularidade, conhecimento ou dominar a tecnologia não é suficiente. Precisa-se evoluir como ser humano, melhorar competências duráveis – comportamentos e atitudes, mudar paradigmas, a fim de não criar abismos entre as pessoas.

A história a seguir retrata um fato verídico: “Em 1995, houve o seguinte diálogo entre um navio da Marinha americana e as autoridades costeiras do Canadá. Os americanos começaram educadamente: – Favor alterar seu curso 15 graus para o norte, para evitar colisão com nossa embarcação. Os canadenses responderam de pronto: – recomendo mudar seu curso 15 graus para o sul. O americano ficou mordido: – aqui é o capitão de um navio da Marinha americana! Repito, mude seu curso. Mas o canadense insistiu: – impossível. Mude seu curso atual. O negócio começou a ficar feio. O capitão americano berrou ao microfone: – este é o porta-aviões USS Lincoln, o segundo maior da frota americana no Atlântico! Estamos acompanhados de três destroyers, três fragatas e numerosos navios de suporte. Eu exijo que vocês mudem imediatamente seu curso 15 graus para o norte, do contrário tomaremos contramedidas para garantir a segurança do navio. E o canadense, respondeu: – Impossível, repito: aqui é um farol... Câmbio!”

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor e Consultor

Nenhum comentário: