sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Qualidade das obras


Cinco fatores determinam a qualidade de uma obra de engenharia: a tecnologia adotada, qualidade dos recursos humanos, procedimentos construtivos, tipo de controle tecnológico realizado e, por fim, a responsabilidade social e ética dos dirigentes da empresa. De todos os itens citados, o que mais comumente afeta a qualidade das obras é a falta de um controle tecnológico adequado. Os serviços durante a sua execução nem sempre recebem a análise devida por um profissional competente e idôneo, que ateste a qualidade daquilo executado pela empresa. No caso de uma obra pública, este é o trabalho da fiscalização, uma missão quase sempre necessária, mas pouco levada a sério.

Há construtoras que nem precisam de fiscalização. Já possuem uma cultura empresarial voltada a um processo construtivo de excelência, que segue os melhores padrões de qualidade. Mas, infelizmente, há aquelas empresas, que por melhor que seja a fiscalização, ainda assim, não atingem um padrão construtivo aceitável e deixam a desejar.

No caso de obras do governo, cabe aos órgãos públicos acionarem seus procuradores no sentido de exigir que o Código Civil Brasileiro seja respeitado. A responsabilidade de uma empresa construtora com uma obra ou serviço realizado, de acordo com o Código Civil Brasileiro, só prescreve com 20 anos.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil e Consultor

Nenhum comentário: