terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mundo de ficção?


A imensa maioria da população vive no mundo da ficção e sequer imagina que isto acontece. Entende a si, e tudo mais ao redor, de uma maneira que pode não ser a correta. Quem tem clareza disto e procura questionar o que acha ser real?

As mídias jogam diariamente dados e informações de todos os tipos. O que é verdade e o que não é? A gigantesca onda de informações deixa as pessoas confusas e pode influenciá-las, seja de modo positivo ou negativo.

Nas escolas, do ensino fundamental ao superior - até na pós-graduação, ouvem-se opiniões e crenças, que podem não corresponder a realidade. Nas famílias e no meio social não é diferente.

Então, como criar maturidade, sabedoria e começar a pensar sobre o que se pensa? Se substituir paradigmas é tão importante para os resultados tanto individuais como coletivos, por que não é trabalhado nas escolas já a partir do ensino fundamental até o superior?

Na verdade a ausência de grandeza humana e de visão clara impedem que se construa uma sociedade muito melhor para se viver. Somente com leitura e muita reflexão, desenvolvendo a capacidade de questionar o que se ouve, com discussões compartilhadas, será possível sair do mundo da ficção e entrar no mundo real.

Edinaldo Marques
Engº Civil e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: