segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Show de bola


O Brasil já algum tempo não é mais o melhor futebol do mundo. Na decisão do mundial de clubes a Espanha, representada pelo Barcelona, deu um passeio no Santos. Uma verdadeira aula de como jogar futebol com objetividade e resultado.

O Barcelona tem jogadores brasileiros, argentinos. Porém, a base é espanhola e vai estar presente em 2014. Os quatro a zero não representaram a superioridade do campeão, que poderia ter ganho por um placar bem mais elástico. Toques de primeira, triangulações, movimentações constantes, precisão nos passes, posse de bola. Não é apenas qualidade individual. Mais que isto, jogo coletivo e em equipe, talento associado a excelente condicionamento físico e muito treino com esquema tático definido.

Não me lembro de ter visto um domínio tão grande em um jogo de decisão. Neymar, Ganso e companhia foram anulados. Fica a lição para a Copa do Mundo de 2014. Ou muda a visão, filosofia, planejamento, esquema tático, ou, será mais uma decepção, semelhante ou pior do que a de 1950 no Maracanã, quando a seleção brasileira perdeu de 2 a 1 para o Uruguai. É preciso mudar a forma de pensar, treinar e jogar futebol.

Todos sabiam que seria um jogo muito difícil, porém não uma humilhação. Ao ser entrevistado após a partida, Neymar disse que aprendeu a jogar futebol. Na verdade, ainda não aprendeu. Apenas viu um futebol arte, uma revolução tática que pode ser copiada e até melhorada.

O que faz a excelência, seja no futebol ou qualquer outra área, é o treino e a repetição.

Edinaldo Marques
EngºCivil e Consultor

Nenhum comentário: