quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Marketing pessoal


Num mundo de tanta competitividade, onde existem mais profissionais do que empregos disponíveis, é preciso saber como se diferenciar, a fim de poder aumentar as chances de sucesso. Daí, a importância do marketing pessoal.

Trata-se de um conjunto de ferramentas, habilidades ou técnicas, que uma pessoa pode usar, para fazer com que seja reconhecida, apreciada e procurada.
As principais habilidades, que fazem o marketing pessoal, são as seguintes: 1ª) liderança, resumida através de cinco atributos – coragem, autocontrole, comunicação, foco e energia; 2ª) confiança, que é a colheita da confiabilidade – caráter e competência; 3ª) visão, entender o que e o por que algo precisa ser feito e sugerir ideias; 4ª) espírito de equipe, oferecer ajuda sem ser solicitado; 5ª) maturidade, associação de conhecimento com experiência; 6ª) integridade, prometer e cumprir; 7ª) visibilidade, ser o primeiro a levantar a mão quando alguém precisa; 8ª) empatia, significa saber ouvir e compreender o outro; 9ª) otimismo, ter pensamentos positivos; 10ª) paciência.

Quando o marketing pessoal é feito dentro de uma empresa séria, os “profissionais diferenciados” recebem a atenção da chefia e o apoio dos colegas. Porém, se for numa empresa medíocre, a chefia e os colegas podem ver como uma ameaça e passarem a perseguir.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da Ufal e Palestrante

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