quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A cultura dentro do serviço público


Para mudar resultados dentro do serviço público – melhorar a educação, saúde, segurança pública, assistência social e demais serviços, é preciso substituir paradigmas que estão nas cabeças dos dirigentes, trocar interesses particulares por coletivos, aumentar os níveis de comprometimento, mudar hábitos, preparar os chefes e servidores em geral para que aprendam a trabalhar com sinergia positiva. Em síntese, significa mudar a cultura dentro das organizações.

Não consta dos valores políticos hoje existentes a importância que tem a cultura organizacional, para que as ações públicas aconteçam em maior velocidade, mais eficiência e com menos desperdício de recursos públicos. Também não constam, com raríssimas exceções, a valorização da meritocracia, presença de sistemas de avaliação de servidores e a existência de planos de cargos e salários, que contemplem aqueles funcionários mais talentosos e dedicados. Em geral, há um nivelamento salarial entre os ocupantes de funções públicas correlatas.

Proliferam culturas de desconfiança, desvios de caráter e fofocas que não contribuem para atender às necessidades da população. Há um excessivo número de funções comissionadas, que muitas vezes são preenchidas para atender a interesses políticos, sem levar em conta, simultaneamente, a competência técnica e a capacidade de gestão da pessoa escolhida.

Os planejamentos elaborados se restringem ao período de um determinado governo. Não há um planejamento estratégico, de médio e longo prazos, que seja executado por governos sucessivos, independentemente da sigla partidária ou ideologia.

A população em geral não sabe o porquê das intermináveis filas para atendimento nos postos de saúde, das deficiências nas áreas de transportes, dos baixos indicadores da educação básica – IDEB, das falhas na segurança pública, do crescente número de crianças e adolescentes que se drogam... Tudo isso é consequência de uma cultura negativa no serviço público, que impede o Brasil, estados e municípios de se desenvolverem numa velocidade compatível com a realidade.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: