terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação em foco


Duzentas e cinquenta novas disciplinas estão em análise no Congresso Nacional para serem inseridas nos currículos escolares. Algumas já foram aprovadas, como música e xadrez. A tendência é que outras, talvez, sejam incluídas: educação no trânsito, educação moral e cívica e cultura cigana.

Na minha forma de ver a questão a verdadeira educação deve conduzir, prioritariamente, ao caráter do estudante e a integração do homem à sociedade. Isto, em geral, não é focado por aqueles que têm a missão de aprovar as mudanças necessárias, nem tampouco pelos planejadores educacionais.

Sou favorável a uma educação que trabalhe, acima de tudo, a compreensão dos alunos, a capacidade de refletir sobre si e entender o atual mundo que se vive.

O ponto de partida deve ser o autoconhecimento – missão, papeis a serem exercidos, a identificação de sonhos e possíveis potencialidades, e a preparação dos alunos para escolha de valores elevados – amor, liderança pessoal (autodomínio), família, coragem, paz, generosidade, integridade, lealdade, paciência, profissionalismo... Como administrar pensamentos, fazer escolhas corretas, ser proativo, respirar da forma adequada, gerenciar o tempo, os desejos e selecionar companhias?

Aí sim, se começaria a fazer uma revolução na educação, desde que professores, pais e administradores estivessem engajados no projeto. Um futuro sustentável estaria mais próximo de se tornar realidade.

Para adotar esse caminho os professores teriam que mudar a maneira de lecionar, o que implica em atualização, para colocar em prática um novo projeto pedagógico. Precisariam usar as cinco técnicas fundamentais de ensino: sentar-se em silêncio – para encorajar os alunos a terem o hábito de permanecer em silêncio por uns poucos minutos; fazer uso de citações – refletir sobre experiências de grandes homens da humanidade; canto em grupo – para que o sistema humano entre em harmonia e ritmo; contar histórias – faz com que os estudantes prestem a atenção e não se esqueçam do principal; atividades em grupo – jogos de motivação, dramatizações, desenvolvimento de atitudes.

A excelência na educação será alcançada quando houver integração entre a parte acadêmica – professores bem preparados, estudantes receptivos e qualidade do ensino; ambiental – ambiente escolar, hábitos, costumes e trabalho coletivo; e humana – cultivar desde a infância, metodologia prática e os cinco valores básicos no desenvolvimento do caráter (verdade, amor, paz, ação correta e não violência).

Aquilo que os professores ensinam com prazer e os alunos aprendem, também com prazer, dificilmente será esquecido. É preciso atuar no campo intelectual, físico, emocional, psíquico e espiritual.

Mas, se querem excelência na educação, não podem esquecer de valorizar a profissão dos professores com salários dignos e justos.

Edinaldo Marques
Professor há 35 anos, Consultor e Palestrante

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