segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Planeje a sua vida - parte II


Os últimos dias de cada ano que se finda são momentos, que as pessoas também devem utilizar para avaliação e planejamento de suas vidas – pessoal e profissional. Sonhos, viagens, investimentos, projetos pessoais ou empresariais, que ainda não foram concretizados, precisam passar por uma reavaliação e, a partir daí, serem ou não, transformados em novas metas para 2011 e os anos seguintes.

A vida é feita de sonhos. Alguns são conquistados mais rapidamente e outros denotam mais tempo. Existem aqueles que são importantes e precisamos estar refletindo sobre a possibilidade de renová-los, caso não consigamos realizá-los até o final de 2010. Para isto, é estratégico transformar aquilo que não foi possível ser concluído, em novas metas, com prazo para recomeçar e terminar. Se, mais adiante, notarmos a necessidade de ainda mais tempo, é só replanejar.

Esse processo de planejar e transformar em metas deve ser feito seguindo etapas bem definidas. O primeiro passo consiste em refletir, sobre que princípios estamos dispostos a assumir e transformar em valores pessoais. É o instante do autoconhecimento, base de todo e qualquer processo de controle da vida.

O segundo passo é a definição de metas e objetivos. Por último, virão as ações, que irão permitir a concretização daquilo que julgamos importante.

Para facilitar o acompanhamento e a execução de um processo de organização pessoal/profissional, é fundamental a escolha de uma “ferramenta” – agenda, palm top ou notebook, que nos auxilie.

Por exemplo, se uma dada pessoa exerce vários papeis semanalmente – médico, administrador de hospital, professor, pai, amigo, marido..., terá a necessidade de hierarquizar e focar, no máximo, sete papeis a cada semana. Assim, sobrará tempo para encaixar na agenda alguma emergência que venha a surgir e evitará excessivo estresse.

É possível realizar todos os papeis, desde que estejam devidamente planejados. Até situações não planejadas, que fogem do normal e que podem surgir, tornam-se mais fáceis de serem focadas, quando há planejamento e disciplina.

A maior vantagem das pessoas e dos profissionais adotarem um processo de planejamento na vida é saírem da condição de coadjuvantes para passarem a de protagonistas. Esta é uma escolha que ninguém deve desprezar.
EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: