quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fazer mais com menos


A nova equipe econômica de governo da presidente Dilma Rousseff – Guido Mantega (Fazenda), que será mantido no cargo, Miriam Belchior (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central), que vai tomar posse a partir de 1º de janeiro, já anunciou uma redução de despesas de custeio e de pagamento de pessoal para 2011, a fim de aumentar a poupança pública e o investimento.

Fazer isto no executivo é uma tarefa da competência exclusiva do governo. Porém, com o Judiciário e o Legislativo já fica mais complicado, pois esses poderes têm independência administrativa prevista na Constituição Federal.

A futura ministra do planejamento Miriam Belchior anunciou ainda a intenção de “fazer mais com menos dinheiro”. Isto é possível, desde que melhorem a produtividade do governo e a qualidade dos gastos públicos, o que implica no aumento de eficácia – fazer o que precisa ser feito e de eficiência – fazer certo.

Tudo vai depender e muito do processo de gestão, que será implementado por cada ministério e demais órgãos no próximo governo. Se houver visão de futuro e profissionalismo, é possível sim fazer mais com menos.

Politicamente, o melhor momento para uma tomada de decisão como a anunciada é no início do governo. Já em 2012 haverá eleições municipais, que dificultarão a contenção de gastos.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: