sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Planeje a sua vida


O ano de 2010 está chegando ao seu final e um novo ano surgirá. É hora de avaliarmos o que foi feito durante este ano, aquilo que não conseguimos realizar e renovar nossos sonhos, transformando-os em metas para 2011 e para os anos seguintes.

Essa decisão é fundamental para que possamos ter um norte-magnético em nossas vidas, uma direção a ser seguida, a fim de que as coisas que julgamos mais importantes não deixem de ser concretizadas.

Aqueles que não planejam o que devem fazer, não assumem o completo comando de suas próprias vidas, não conseguem perceber o quanto o tempo é uma matéria-prima importante, não fazem as melhores escolhas, caminham no dia-a-dia sem a convicção de que estão na estrada certa.

Vamos usar uma metáfora, que facilitará a compreensão do que dissemos. Quando viajamos para algum lugar, começamos a arrumar a mala introduzindo as coisas que não podemos deixar de levar, aquilo que consideramos ser mais importante. Coisas triviais, somente são colocadas na mala, se sobrar espaço. O mesmo precisamos fazer com nossas vidas a cada dia, semana e ano.

Por não perceberem a importância de um planejamento pessoal/profissional integrado e não saberem como planejar a vida, as pessoas podem se lamentar em algum instante por não terem feito as coisas importantes, que precisariam ter sido descobertas e focadas há mais tempo.

Nos dias atuais com tantas alternativas para buscar o conhecimento, horas de trabalho, opções de lazer, participação em redes sociais através do twitter, leituras de revistas e jornais, televisão..., é fundamental que conheçamos um processo e as diversas ferramentas, que nos facilitem a identificar, focar e executar nossas maiores prioridades, fazendo com que passemos a liderar nossas vidas com maestria pessoal.

Temos que cuidar das nossas qualidades, família, bens tangíveis, saúde, relações interpessoais, trabalho, projetos pessoais e comunidade, fazendo a cada momento aquilo que é mais prioritário. Isto é possível com as 24 horas de que dispomos a cada dia.

Os resultados do uso de um processo correto de planejamento são a redução do estresse diário, maior organização, mais motivação positiva, aumento da qualidade e expectativa de vida e faz com que saiamos da condição de ocupados para produtivos.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: