sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Não deixo de sonhar


Não deixo de sonhar. E gostaria de compartilhar com mais pessoas, para que reflitam e, se julgarem positivo, possam se associar, no sentido de tornar uma realidade.

Sonho com um país, onde se viva com mais igualdade e dignidade. Sonho com um Brasil justo, onde as leis se apliquem com a mesma força, seja para ricos, pobres, brancos, negros ou índios.

Sonho com uma educação integral de excelência que, antes de tudo, forme cidadãos possuidores de valores humanos elevados: amor, solidariedade, responsabilidade, integridade, paciência, gratidão, saúde, respeito, consideração e fé, que saibam utilizar, simultaneamente, os dois lados da mente, que conheçam o processo de utilização da bússola interior e com isso possam escolher caminhos mais seguros e de maior sucesso.

Sonho com um país melhor, cuja população passe a enxergar a diferença que faz uma gestão feita com profissionalismo – liderança e administração verdadeiramente eficazes. É exatamente aí, que reside toda a diferença. Não são os recursos tão citados. Lógico, que o dinheiro é importante para os investimentos, mas a capacidade real de gestão faz enorme diferença. No dia em que o profissionalismo na gestão fizer parte dos valores políticos dos governantes, o Brasil encontrará com rapidez as soluções para os diversos problemas na educação, saúde, segurança pública...

Não posso aceitar que, em pleno século XXI, o Brasil ainda seja o país dos sem terra, sem teto, sem segurança, sem saneamento, sem água, sem luz, sem educação, sem saúde, sem justiça social... Vive-se numa nação com recursos naturais abundantes, recursos econômicos e financeiros suficientes, clima favorável, solo fértil. Tem tudo para dar certo. Só a arrecadação tributária deste ano já registra um trilhão de reais. E ainda faltam dois meses para concluir 2010.

O povo brasileiro tem criatividade, vontade de empreender. Mas, faltam oportunidades. Nem sempre consegue o microcrédito necessário para impulsionar um dado empreendimento. E, quando consegue, falta o treinamento voltado para a gestão do negócio.

Sonho com um país onde não haja tanta desigualdade e ainda muita pobreza. E aqui fica um alerta: caso não se consiga transformar a realidade atual, caso os índices sociais não sejam mais favoráveis, caminha-se para uma situação onde a vida se tornará muito difícil. É preciso pensar e agir rápido, no sentido de garantir o futuro dos filhos, netos e demais descendentes.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: