terça-feira, 9 de novembro de 2010

Planeje a sua vida - parte III


É comum as pessoas alegarem não ter tempo para fazer tudo o que gostariam ou precisariam realizar. Este é um problema quase geral na atualidade. É preciso cuidar de si, da casa, do trabalho, dos relacionamentos, da carreira... Como fazer tanta coisa se são apenas 24 horas por dia?

Podemos garantir e provar que, por mais ocupada que seja uma pessoa, ainda assim sobrará tempo, desde que saiba como utilizá-lo e tenha disciplina, coragem para externar um não, quando necessário.

O que facilita e muito a vida é a escolha de um planejamento semanal e diário das atividades a serem executadas. Isto consome por dia, apenas cerca de 5 a 10 minutos. Pode ser feito no início de cada expediente de trabalho.

Porém antes, é preciso fazer um planejamento de curto, médio e longo prazos, escolher um processo que contemple tanto a vida pessoal como profissional e utilizar a “ferramenta” mais conveniente a cada pessoa, a fim de criar propósito mental sobre as metas a serem alcançadas.

Num treinamento de 10 horas poderemos detalhar todos os passos do processo de planejamento e organização, como utilizar as “ferramentas” etc. O objetivo é fazer com que os profissionais aprendam a identificar, focar e executar suas maiores prioridades, liderem a própria vida, saibam e tenham clareza de onde desejam chegar.

Há quem chame isso de administração do tempo. Na verdade, ninguém administra o tempo. O tempo passa independentemente de fazermos algo ou não. Mas podemos administrar nós mesmos, para que façamos mais coisas e não nos esqueçamos de fazer o principal.

Existem aqueles que são muito ocupados, mas não conseguem ser produtivos. Com esse processo a produtividade aumentará, pois os níveis de sistematização serão maiores.

O maior segredo do processo é a disciplina que precisamos ter para focar nosso tempo diário nas coisas, que são importantes e que não são urgentes. Evidentemente, aquilo que é importante e urgente nõs impõe atenção e obriga a gerenciar.

Depois que as pessoas criam o hábito de usar o método não deixam mais. Os resultados são surpreendentes e garantem melhor qualidade de vida.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
www.twitter.com/edinaldomarques
edinaldo_melo50@hotmail.com

Nenhum comentário: