segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Demonizar a política


A presidente Dilma, entrevistada pelo Jornal Nacional da TV Globo, pediu ao povo brasileiro para não “demonizar a política”. Mas, o que provoca esta sensação é a falta de eficácia do governo no combate aos constantes e sucessivos desvios de recursos públicos. Exemplos negativos se sucedem e criam a percepção de que a política deve ser confundida com politicagem.

A tão falada governabilidade é a justificativa usada para incluir no serviço público pessoas que não têm ficha limpa, cujo interesse maior é participar de esquemas, no sentido de extrair recursos.

Na essência a política é uma atividade nobre. Tudo começa a partir dela. As práticas é que têm deixado a população brasileira incrédula.´

O governo, se quiser, pode começar a adotar novos critérios no preenchimento de funções comissionadas e de comando. Se os “chefes” e líderes derem o bom exemplo, os subordinados não se sentirão à vontade para montar e/ou participar de organizações informais de corrupção.

Poder-se-ia, também, dar maior autonomia às secretarias de controle interno e, já na origem, combater com mais precisão qualquer desvio de recursos.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com/edinaldomelo

Nenhum comentário: