segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Modernização da gestão


Todo órgão, principalmente do setor público, precisa passar, periodicamente, por um redesenho de seus processos organizacionais críticos. O objetivo é promover a modernização da gestão, reduzir o retrabalho e o tempo necessário de tramitação, diminuir a burocracia, para que os processos sejam executados com maior celeridade.

Com a implantação de um redesenho é possível identificar e corrigir os gargalos, que criam alguma dificuldade para a tramitação dos processos. A partir daí, pode-se fazer a mudança necessária em um dos ativos – físico, orçamentário-financeiro ou humano. Às vezes, há necessidade de interferir em todos os três ativos.

O foco principal de um trabalho desse tipo é a necessidade de rápidas respostas, cada vez mais eficazes e eficientes. A consequência será maior rapidez nos resultados e o reconhecimento da sociedade.

Mas, para que isso seja uma realidade, é necessária a participação de coordenadores, diretores e servidores. O maior número possível de pessoas precisa se engajar no redesenho, para que se possa atingir os resultados desejados.

Um comitê interno estratégico deve ser constituído e organizado, a fim de facilitar, acompanhar a criatividade, mudança de práticas, elevação do comprometimento e o trabalho em equipe nos diversos setores. Caberá ao comitê, após treinado num T & D – Treinamento e Desenvolvimento, pensar e traçar os caminhos que promovam a execução da modernização.

Novos fluxogramas de processos precisarão ser estabelecidos. Mas o sucesso da mudança começa sempre com substituição de paradigmas.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: