sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Volta da CPMF?


Está clara a intenção do governo neste momento: aprovar uma nova CPMF ou algo semelhante, com a alegação de que é preciso dispor de mais dinheiro para resolver o problema da saúde no País.

O excesso de "achismos" em termos administrativos faz com que o Brasil seja um País tão rico, mas que se arrasta em termos de resultados, sejam na saúde, educação ou qualquer outra área. Tem-se muitos comandantes ou chefes e faltam gestores eficazes, pessoas que realmente conheçam, saibam como praticar uma Administração moderna de alto desempenho e tenham vontade.

O entrave da gestão pública no Brasil começa pelos paradigmas dos dirigentes. Em geral, acham que qualquer um pode Administrar. Qualquer pessoa faz alguma coisa, mas Administração é uma ciência, que precisa ser usada corretamente.

É comum economistas, engenheiros, médicos e vários outros profissionais estarem envolvidos em gestão. Mas será que estão usando os paradigmas, habilidades, práticas, sistemas e ferramentas atuais disponíveis? Essas pessoas que comandam ou chefiam, fizeram, pelo menos, algum curso específico para Administrar com eficácia? Ou, vão errando e tentando aprender com o erro? Desperdiçam tempo e dinheiro. Haja improvisação!

Além de conhecimento administrativo e de experiência, para Administrar com eficácia é necessário usar não os paradigmas que deram certo no passado, mas novos pontos de vista. Muitos se dizem "experientes", porém cometem repetidos erros por usarem pontos de vista e conhecimentos que não se aplicam mais nos dias atuais.

Este é um dos problemas do serviço público brasileiro: estamos no século XXI - da inovação, da tecnologia e da produtividade, mas os comandantes (ou dirigentes) usam conhecimentos que deram certo na era industrial. É como se estivessem com a mente no século XIX e o corpo no século XXI. Aí, os resultados passam a ser muito lentos. Então, começam a alegar que faltam recursos. Surge a ideia de retornar a CPMF. Um absurdo!

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
Pós-Graduado em Administração
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com/edinaldomelo

Nenhum comentário: