segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mitos e crenças


Há na linguagem popular e na cabeça da população alguns mitos e crenças, que prejudicam o futuro das pessoas e do país. Isto funciona como os paradigmas, ou seja, aquilo que cada um acha sobre a política, gestão pública e as coisas em geral. O pior de tudo são as consequências que os mitos causam na vida. Funcionam como um bloqueio sem que percebam. Impedem que cresçam. O pior é que, muitas vezes, nem sabem que existem.

Como a vida poderia ser muito melhor, se tivéssemos a capacidade de refletir um pouco mais e questionar aquilo que achamos ser verdade! Será que ainda acreditamos, que pelo fato de alguém pertencer a esse ou aquele partido político, isto leva a pessoa a ser honesta ou desonesta? Os fatos políticos demonstram que não é verdade.

Se uma família tem um filho que se droga, não necessariamente todos os demais são iguais. Do mesmo modo, pertencer ou não pertencer a um dado partido, não quer dizer que uma pessoa tome decisões iguais àquelas adotadas por outros componentes do mesmo grupo partidário.

A frase “quem com os porcos se mistura, farelo come” não é sempre verdadeira.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: