sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Combate à corrupção


9 de dezembro é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Diversas palestras e debates ocorreram em todo o país para discutir a questão e buscar alternativas de combate, tanto preventivas como punitivas.

Uma pesquisa publicada no site msn.com indicou que 64% do povo brasileiro tem a percepção do aumento da corrupção em nosso país.

Na verdade a corrupção no Brasil pode ser comparada a um iceberg – o que não está à vista, ou não é percebido pela população, é bem maior do que aquilo que está à vista.

A corrupção em nosso país é endêmica e para combatê-la é preciso atuar em duas frentes: preventiva e repressiva (ou punitiva). A forma preventiva de combate à corrupção, e mais eficaz, deve ser feita, prioritariamente, através da formação do caráter. Isto leva tempo. As teorias do comportamento humano mostram que dependem muito de exemplos positivos dos pais, dos governantes e do ambiente social.

As pessoas têm várias necessidades e, uma delas, é seguir alguém em quem confie para adotar como ídolo. Pode ser pai, mãe, jogador, cantor, músico, professor... Por isso é importante que bons exemplos sejam dados por aqueles, que lidam diretamente com crianças/adolescentes e tendem a ser escolhidos para serem seguidos.

No Brasil, uma causa do excesso de corrupção, é a quase certeza da impunidade. Poucos são punidos e, o que é mais importante, não devolvem o que foi desviado. Se pessoas que estão no topo das organizações (dirigentes públicos dos três poderes) dessem mais exemplos positivos, os índices de corrupção baixariam e muito.

O que inspira a corrupção e cria essa cultura destrutiva é que pessoas em cargos elevados apenas chefiam ou comandam e não lideram como deveriam. Países com índices bem menores de corrupção são aqueles que têm maior número de verdadeiros líderes dentro do governo e na sociedade.

Não precisa ser super herói ou super homem para reduzir a corrupção. Basta escolher a liderança e praticar princípios. Dar exemplos positivos. Resultados aparecerão no médio e longo prazos. Criar a disciplina liderança (centrada em princípios) em todos os níveis, a partir da escola básica/fundamental até o ensino superior. A base de um verdadeiro líder – aquele que interessa ao mundo atual, é o caráter.

Os maiores efeitos da elevada corrupção no Brasil vão contra a classe pobre. Faltam recursos para educação, saúde, assistência social, saneamento, segurança e tudo mais.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Um comentário:

Anônimo disse...

Meus Parabéns pelo seu Blog, os seus artigos são de grandes qualidades. (Victor Moritz)