terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Como preparar a geração do futuro?


Precisamos refletir com muita responsabilidade sobre o Brasil do futuro, projetar nossa visão e adotar as ações necessárias, que modificarão os resultados sociais, culturais e econômicos hoje identificados.

Com esse foco, as gerações Y – pessoas nascidas entre os anos 80 e 90, cujos mais velhos estão chegando aos 25 anos, e Z – nascidos a partir de 91, deveriam ser mais bem educadas.

Atualmente, a vida dos adolescentes não é um parque de diversões. Muito pelo contrário! O que vemos é uma espécie de selva, com decisões difíceis, pressões dos colegas, insegurança pessoal, maus exemplos e falta de orientação correta dos pais e mães, ansiedade em relação ao que os outros irão pensar. Além disso, sentimentos diversos se manifestam como depressão, inferioridade, comparações e outras atitudes autodestrutivas, como pornografia, vandalismo, drogas e gangues. Como mudar isso?

Primeiro, é necessário preparar os educadores em nível do ensino fundamental, médio e superior, para que mostrem a relação de causa e efeito que existe sobre o pensamento. Quando as crenças destrutivas das pessoas são mudadas, mudam-se as expectativas. Quando mudamos a atitude, mudam-se os comportamentos. Em consequência, mudam os desempenhos e a vida.

É preciso que jovens e adolescentes aprendam como aplicar princípios comportamentais de sucesso em situação difíceis e em tomadas de decisão. Existem hábitos eficazes que necessitam ser incorporados pelas pessoas, para que elas possam conseguir maior controle de suas vidas, melhorar seus relacionamentos com amigos e família, aumentar a autoconfiança e autoestima, tomar decisões mais inteligentes, conhecer seus valores, e o que mais importa, reconhecer e priorizar metas, encontrar equilíbrio entre a escola, trabalho e amigos.

Sete princípios deveriam ser conhecidos e praticados: ser responsável pela própria vida, definir missão e metas na vida, priorizar e fazer primeiro o mais importante, ter a atitude de que “todos podem ganhar”, ouvir as pessoas atentamente, trabalhar junto com outras pessoas para conseguir mais, renovar-se regularmente – cuidar do corpo (saúde física), mente (saúde mental), coração (saúde emocional/social) e espírito (saúde espiritual).

A saúde física é garantida através de uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares, tempo correto de descanso. A saúde mental é cultivada com muita leitura, visualização, planejamento e escrita. A saúde emocional/social é conquistada através dos relacionamentos corretos, empatia, ajuda. A saúde espiritual é aquela em que cada um deve buscar a clareza de valores, através de estudo e meditação.

Na vida real existe uma lei que explica os resultados geralmente alcançados. É a chamada lei da colheita - o ser humano colhe o que planta.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante
Membro da Academia Maceioense de Letras

Nenhum comentário: