terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Quanto vale o tempo?


O tempo é uma das coisas mais importantes da nossa vida, mas pouca atenção nós damos a ele. Jamais conseguiremos gerenciá-lo, pois se fizermos algo ou deixarmos de fazer, ele passará. Porém, é possível nos organizarmos para fazermos aquilo que julgamos ser prioridade. Isto é fator decisivo para o sucesso de todo e qualquer profissional.

Os executivos, por exemplo, vivem mergulhados em problemas que precisam de decisão e o tempo para eles passa a ser um fator essencial para o crescimento de seus negócios.

Porém, há outra coisa que não podemos desprezar, pois é tão importante quanto o tempo. Trata-se de nossa "bússola interior", que precisa ser consultada e analisada a todo instante, para verificarmos se estamos realmente certos da direção escolhida.

Os compromissos, as reuniões, os horários, as metas e as atividades são fatores que dependem do relógio. Já a "bússola interior" representa a nossa visão, valores, princípios, missão, consciência e direção.

De que adianta estarmos numa estrada dirigindo muito bem e vencendo distâncias, se ao chegarmos ao final do caminho, verificarmos que não é aquele local que pretendíamos chegar? Ou seja, podemos dirigir com uma velocidade maior, gastar menos tempo, mas ainda assim não alcançaremos o objetivo principal.

Portanto, na luta diária entre a "bússola interior" e o relógio precisamos focar os dois, simultaneamente. A cada instante, verificar, primeiro se o caminho que estamos percorrendo é a direção que realmente queremos. Segundo, se a direção estiver correta, quanto mais rápido cumprirmos com as nossas metas melhor para as nossas vidas.

Edinaldo Marques
Engenheiro Civil, Professor e Palestrante
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: