sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Transportes e trânsito


Os comentários sobre a mudança de comando na superintendência municipal de transportes e trânsito de Maceió são os mais diversos. Como de costume há opiniões a favor e contra.

A substituição do titular da pasta é um ato político-administrativo comum dentro do serviço público. Do ponto de vista da escolha pelo ex-delegado da polícia federal Pinto de Luna, é uma questão do que motivou a decisão. Administrativamente é sempre melhor colocar a pessoa certa no lugar certo.

Na realidade o que interessa à população são melhorias na área. Aqueles que usam o transporte coletivo urbano reclamam de muitos obstáculos: demora nos pontos de ônibus, veículos superlotados, trânsito engarrafado, insegurança, ruas estreitas, ausência de sinalização horizontal... Já os condutores de carros particulares se queixam das dificuldades, tanto de infraestrutura, como no trânsito em geral. Ainda existem os ciclistas, motociclistas e pedestres que argumentam a falta de segurança e os conflitos com os demais componentes do trânsito.

Tres fatores são indispensáveis, para que melhorem as condições de transporte e trânsito de nossa capital: decisão política, competência técnica e capacidade gerencial. É também essencial discutir e aprovar um Planejamento Integrado de Transportes para Maceió, ferramenta que poderá nortear futuras ações e evitar improvisações.

A gestão do trânsito em qualquer capital é um sistema complexo que exige interferência constante do poder público. Somente chegaremos a uma condição satisfatória, se a SMTT implantar um sistema de gerenciamento eficaz em todos os sentidos – físico, orçamentário-financeiro e humano. Caso contrário, as queixas continuarão.

Edinaldo Marques
Engenheiro Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: