terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cultura


Entende-se por cultura de um povo a combinação de valores, crenças, comportamentos, símbolos e rituais incorporados ao longo do tempo. É essa combinação que forma a identidade e o modo de convivência entre as pessoas, aglutina-as e influi no desempenho.

Quem faz a cultura de uma comunidade, cidade, estado ou país são seus habitantes. As empresas não que têm cultura. Na realidade, elas possuem um CNPJ. A cultura é determinada pelas pessoas, a partir do processo de educação de um povo e da maneira como pais, mães e dirigentes governamentais dão os exemplos.

Uma cultura poderosa, que consiga sair ilesa de possíveis crises mundiais ou nacionais, garantindo o desenvolvimento sustentável de uma região, seria aquela na qual a virtude da liderança moderna - e que interessa ao mundo atual, fosse difundida nas escolas, famílias e demais organizações.

Evidentemente nem todos conseguirão ser líderes verdadeiros, mas alguns atributos que fazem toda uma diferença influenciariam os comportamentos e as atitudes das pessoas. Hábitos que garantem o equilíbrio pessoal, coletivo, clareza das missões, iniciativa, responsabilidade, negociação eficaz e a valorização das diferenças individuais.

Edinaldo Marques
Engenheiro civil, Professor, Consultor e Palestrante
Membro da Academia Maceioense de Letras
www.facebook.com

Nenhum comentário: