segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como combater a corrupção?


Li uma reportagem que foi publicada no jornal Gazeta de Alagoas de domingo (31 de julho), página A5, de autoria do Editor Geral Celio Gomes, intitulada “Cargo de confiança sob suspeita”.

A nomeação de milhares de servidores para cargos de confiança sob critério exclusivamente partidário e, até mesmo critério técnico, a fim de ocupar posições estratégicas dentro do governo, não é impedimento para a corrupção. Para isto, há necessidade de criar auditorias internas confiáveis e sistemas de análise, que possam identificar e corrigir logo no início qualquer irregularidade. Os órgãos de controle interno devem ser constituídos por profissionais de elevada competência e postura ilibada. Quando os órgãos de controle externo detectam as irregularidades e cobram responsabilidades, os desvios já ocorreram e em grande quantidade. Aí, passa a depender de ações judiciais recheadas por recursos protelatórios.

O que mais alimenta a onda de corrupção, seja no Dnit/MT ou em qualquer outro órgão da administração, é a impunidade. A moralização da máquina pública exige visão, decisão política, coragem e gestão eficaz – profissionalismo competente e ético.

As sociedades são administradas por pessoas que não usam paradigmas, práticas, habilidades, métodos e ferramentas apropriados ao momento em que estamos vivendo. Isto pode ser comprovado pela lentidão em encontrar saídas, que solucionem os problemas existentes. Alegações de que faltam recursos financeiros e de que a burocracia emperra a obtenção de resultados positivos não são as principais causas do atraso na solução das diversas questões.

Não basta ter numa equipe de trabalho profissionais tecnicamente muito preparados e com títulos de graduação ou de pós-graduação, sejam eles concursados ou indicados sem concurso. É lógico que no caso dos concursados, a tendência maior é que pensem duas vezes antes de cometer algum delito. Mas, somente isso, não resolve. É preciso mais.

Os gestores, dirigentes públicos e assessores técnicos necessitam conhecer processos de gestão que lhes permitam criar uma cultura de integridade e competência dentro dos órgãos públicos, que possam comprometer e extrair o máximo do potencial criativo dos servidores. Para isso, é preciso dominar e praticar duas coisas indispensáveis: primeiro, fazer o precisa ser feito, combater a causa dos problemas e não apenas as suas consequências; segundo, utilizar métodos apropriados, alinhar sistemas e fazer as coisas da forma certa.

Os escândalos são sucessivos e não pararão. Hoje, para muitos, vale a pena arriscar e participar de correntes de desvios de recursos públicos. Sai um grupo e entra outro disposto a continuar a fazer o mesmo. Somente com uma forte pressão da imprensa e da sociedade pode ser que comece algo na direção contrária.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

5 comentários:

Murilo Prado Badaró disse...

Além disso é preciso da justiça funcionar e acabar a impunidade. Além de não conhecerem nada de gestão, a maioria entra para meter a mão porque alegam que as campanhas são caras e os partidos precisam de dinheiro. Uma reforma política, com o voto distrital por exemplo, pode diminuir a influência da grana nas eleições e diminuir o apetite dos pilantras.
Para acabar com a cultura da esperteza vamos precisar de gerações, mas sempre é bom começar logo.

Edinaldo Marques disse...

Murilo, concordo com tudo o que colocou. Muito obrigado pela contribuição.

Iran Silva disse...

Vivemos cercados de corrupção por todos os lados, e os orgãos,criados pra frear esse mal, vive chafurdando na lama,ou na ineficiencia também. É só ver as agencias reguladoras, os tribunais de (faz) conta, juizes que se imaginam DEUSES, Procuradores com comportamento duvidos... enfim, somos só nós e mais ninguem. A justiça neste país, é feita pela conveniência.

Edinaldo Marques disse...

Iran, concordo com você! Mas existe solução. Não é a curto prazo. Falta eficácia pessoal, interpessoal, gerencial e organizacional. Quando um processo de eficácia for implantado no Brasil, as coisas começarão a mudar. Um abraço e muito obrigado pelo comentário...

Anônimo disse...

QUANTOS CONCIENTES VÃO APARECER NESTA MARCHA NA AVENIDA PAULISTA ÀS 13 HORAS AO ...LADODO MASP EM SP, NO DIA 7 DE SETEMBRO?
UMA MARCHA QUE DEVERA PROVOCAR COMENTARIOS ATE ATINGIR AOS TRES PODERES CORRUPTOS E PARTIDOS... COM O POVO NÃO SE BRINCA.
PENSE PESSOAL E VAMOS NESSA. A VIDA DOS NOSSOS FILHOS HOJE DEPENDE DE NOSSA ATITUDE PARA UM FUTURO MELHOR... VEJA QUE POTENCIA É O NOSSO PAÍS E RIQUESA MAL DISTRIBUIDA... ROUBALHEIRA, ASSALTO LEGALIZADO. NINGUEM PRECISA DE ESMOLA BASICA DO GOVERNO. PRECISAMOS DE OPORTUNIDADES PARA TODOS SEM DISTINÇÃO DE RAÇA E DE COR
AJUDE A DIVULGAR... LIBERDADE DE NOSSO FILHO AMANHA DEPENDE DAS NOSSAS ATITUDES HOJE.