sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O caos no trânsito de Maceió – Parte III


Este é um tema que merece permanecer na agenda, ser sistematicamente discutido e focado, tanto pelo poder público como pela sociedade. Afinal, eleva os níveis de estresse, rouba um precioso um tempo das pessoas, afeta o meio-ambiente, causa mortes e, acumulativamente, pode provocar problemas de saúde.

O crescimento populacional e de veículos circulantes não vai parar principalmente nas capitais ou grandes cidades. O que precisa é a criação por parte do poder público municipal de alternativas de qualidade para a mobilidade urbana, que sejam seguras, econômicas e confortáveis, a fim de possibilitar às pessoas uma mudança de hábito – substituir o transporte individual por outro de massa, ou utilizar uma forma individual de transporte que ocupe menos espaço das vias, seja ambientalmente mais sustentável, como por exemplo, as bicicletas.

Medidas fiscalizadoras e eficientes deixam de ser realizadas em Maceió e que contribuiriam para criar uma cultura propícia, aumentando a segurança dos usuários das vias públicas. É comum, principalmente nos finais de semana, aumentarem os índices de acidentes – com ou sem vítimas fatais, devido ao não cumprimento daquilo que determina o Código de Trânsito. Jovens e adultos se deslocam para bares e restaurantes e ingerem bebida alcoólica. Na volta para casa infringem as normas, pois retornam guiando seus veículos.

Por que o poder público não assume a sua responsabilidade e programa fiscalizações constantes a serem feitas, quando da saída dos bares dessas pessoas? Aí, exerceria o seu papel, cumpriria aquilo que determina a lei e ajudaria na formação do hábito de revezamento de veículos. As pessoas passariam a se juntar, a fim de ir ao bar ou restaurante. A intenção da lei do Código de Trânsito é esta. Mas, aqui em Maceió, isto não é feito. Por que razão? Em algumas cidades como São Paulo, as fiscalizações funcionam com maior frequência. Esse é um problema de falha de gestão.

Somente um conjunto de ações, devidamente planejadas e colocadas em prática, de modo contínuo e organizado, poderão modificar o caos hoje verificado e promover um futuro mais seguro, com menos mortes no trânsito, menos perda de tempo e melhor convivência urbana.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques

Nenhum comentário: