segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Consciência política


Para melhorar as condições de vida de uma sociedade não existe outro caminho mais rápido que o político. Afinal, são as políticas públicas, que quando corretamente implantadas, garantem o atendimento às necessidades da população. Quando há decisão política com responsabilidade e real compromisso para se atingir esse ou aquele objetivo tudo fica muito mais fácil. E, se conseguir alinhar a visão política com a técnica, certamente, os resultados econômicos, sociais e ambientais serão alcançados com maior eficácia.

Por isso é que se deve participar das questões políticas. O processo eleitoral do próximo ano será, mais uma vez, importante para garantir a sustentabilidade da vida nas cidades.

Há aqueles, que contrariados com alguns fatos ocorridos, como por exemplo a escandalosa corrupção, dizem não querer mais saber de política ou votar em algum candidato. Mas, será que esta é a solução? Quer se vote ou não, alguém vencerá o pleito e vai governar. Também tem os vereadores, que serão eleitos e deverão fiscalizar o executivo, além de fazer as leis necessárias para garantir o equilíbrio.

São muitos os desafios que qualquer cidade tem pela frente. É preciso fixar um planejamento estratégico exequível, definir políticas públicas prioritárias que possam ser colocadas em prática. O detalhamento e acompanhamento das metas alcançadas é fundamental para o sucesso da administração.

No serviço público tudo ocorre dentro de um processo e este passa por várias etapas. Aparecem interesses conflitantes e é preciso ter muita persistência, capacidade de liderança, além de capacidade administrativa, para que realmente as ideias saiam do papel e sejam implantadas.

Há vícios que devem ser combatidos na esfera pública. É preciso identificá-los e, se não for possível eliminar todos, pelo menos os principais deverão ser combatidos.

A eleição municipal de 2012 terá uma importância fundamental, pois a vida ocorre nas cidades. Portanto, o prefeito que for escolhido precisará demonstrar visão empreendedora, no sentido de entender a importância da infraestrutura e do apoio a inovações, que promovam aumento de empregos e rendas. Algumas outras habilidades serão também importantes para credenciar alguém para o cargo de prefeito.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da UFAL, Mestre em Administração

Nenhum comentário: