segunda-feira, 27 de julho de 2009

Chuva de valores


Cuidado para você não ser condicionado ou ficar limitado pela “chuva de valores” que ronda cada um de nós. Aonde quer que estejamos, ouvimos ou assistimos pessoas diversas procurando nos “vender” algo, tentando fazer com que acreditemos no caminho proposto e aceitemos como certo determinado valor.
Isto acontece na família, escola, igrejas, ambiente de trabalho, junto aos amigos ou colegas, no meio social, partidos políticos e, principalmente, através da televisão e da internet.
Alguns desses valores podem ser realmente certos, mas a grande maioria, certamente, não o são.
Para que permaneçamos imunes a essa “chuva de valores” é preciso muito autodomínio e sabedoria. Precisamos ter clareza daquilo que queremos da vida e sermos questionadores de tudo - no bom sentido, inclusive de nós mesmos. Afinal, somos seres humanos com consciência, sabemos o que é certo e o que não é, podemos nos programar a qualquer momento ou substituir o próprio programa mental por outro melhor.
É diferente de um computador, que somente roda o programa lá existente. Sozinho, o computador é incapaz de substituir seu programa. Já o nosso programa humano pode ser substituído por outro melhor, podemos mudar o nosso ponto de vista ou nossos valores.
Quando nascemos somos dependentes da mãe, do pai e da babá. No decorrer do tempo, nosso cérebro vai se desenvolvendo e passamos a ter mais consciência e clareza de tudo. Esse processo de crescimento é contínuo e só termina quando morremos.
É comum vermos apenas aquilo que estamos condicionados a ver. Afinal, nossa formação, o ambiente que nos cerca e nossas experiências nos limita. Portanto, fica um conselho: que tal, a partir de hoje, começar a questionar aquilo que cada um julga ser verdade?
A mais difícil e verdadeira mudança começa dentro de cada um. Se podemos ser melhores do que hoje, por que vamos continuar sendo iguais?

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: