segunda-feira, 27 de julho de 2009

Relacionamentos



Como anda o seu ambiente de trabalho? Na sua empresa prevalece a confiança ou a desconfiança no relacionamento? Seus colegas de trabalho convivem num processo de mútua ajuda e respeito recíproco ou em desarmonia?
Isso influi diretamente na qualidade do trabalho e de vida de cada um. Afinal, passamos boa parte do tempo – 6 a 8 horas diárias no ambiente de trabalho.
Principalmente, as pessoas que estão em postos de comando precisam entender a importância que o clima organizacional tem para a empresa e para os trabalhadores. É preciso enxergar os funcionários realmente como gente, coisa que nem sempre acontece. Infelizmente, em pleno século XXI, ainda existem muitos comandantes, que vêem os seus subordinados como se fossem máquinas. O interessante é que nem percebem isso e permanecem repetindo erros no trato com os demais. O ponto de vista desses chefes ainda é o do século XIX: “basta pagar bem, treinar e os resultados virão”. A consequência é que reduzem as chances do funcionário de utilizar toda a sua criatividade, engenhosidade e entusiasmo.
O maior pecado que os chefes cometem é julgar os subordinados sem conhecerem ou procurarem realmente compreender os fatos. Ou seja, julgam precipitadamente. Isto causa uma enorme ferida no relacionamento.
Outras atitudes igualmente prejudiciais são: faltar com respeito e gentileza, fazer e não cumprir promessas, falar das pessoas na ausência, não saber se desculpar e não dar feedback.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: