sexta-feira, 24 de julho de 2009

Realidade alagoana


É imensa a quantidade de pessoas que procuram um emprego em Alagoas. As vagas que surgem são bem menores do que a necessidade, ou seja, a demanda é maior do que a oferta. As poucas vagas que são preenchidas trazem como consequência uma redução no valor salarial pago pelas empresas.
O que estamos enfrentando hoje é fruto da falta de visão e de decisões, que deveriam ter sido tomadas no passado. Os governantes não tiveram a preocupação de facilitar a instalação de indústrias em Alagoas e, se tiveram, não conseguiram lograr êxito.
É verdade que a falta de empregos é um problema mundial. Afinal, é um fenômeno provocado pela globalização cada vez mais crescente. Porém, aqui a crise é maior.
A cada ano milhares de jovens se lançam na busca por emprego, alguns que sequer conseguiram concluir o ensino básico ou fundamental, mas que por necessidade, tentam encontrar uma forma de ganhar dinheiro e ajudar na manutenção pessoal e de sua família.
Outros com mais sorte e esforço conseguem concluir o curso superior e tentam iniciar uma carreira. Aí esbarram na frustração de não conseguir espaço no mercado de trabalho. Passam, às vezes, a se submeter a fazer algo que não estava em seus sonhos. Trabalhar naquilo completamente diferente do que se formaram. A falta de oportunidade limita o poder de escolha.
Esta questão precisa ser encarada com prioridade pelos governos. Implementar ações, para que novas empresas possam aqui se instalar, criar a cultura do empreendedorismo social e individual. A falta de emprego afeta sobremaneira a vida pessoal e familiar. Pode levar alguns para um caminho perigoso.
Em regiões onde os governantes têm visão e ações empreendedoras, a falta de emprego é reduzida.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

Um comentário:

Severo disse...

Boa tarde caro amigo,hje na era da globolização não temos mais fronteiras,temos que buscarmos todoas as fontes de rendimentos,existem varias opções de renda oline, descobri um site que ensina atraves de videos grátis como desenvolver trabalhos apartir da internete com um conteúdo excelente.Parabéns pelo excelente tema.
José souza - Maceió
http://www.recrutafacil.com/index.php?id=severo