quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tempo

Quando a gente nasce começa a lidar com uma matéria-prima básica, fundamental para a vida: o tempo. Dos adolescentes ouve-se a frase: “meu tempo não rende”. Na verdade, a gente não se dá conta das pequeníssimas coisas que faz diariamente e que não têm a menor importância ou relevância. Por isso, a sensação é aquela da falta de tempo.
Enquanto para algumas pessoas, como por exemplo, os pilotos de fórmula 1, ou para aqueles que estão na UTI de um hospital, um décimo de segundo representa muita coisa, para outras, o tempo parece não ter valor. Ao longo da vida, as pessoas perdem muito tempo sem perceber!
Mesmo depois de adultas não dão a importância que o tempo possui. É a mesma coisa que não dar importância à vida.
Ainda hoje, pode-se constatar um número muito reduzido de profissionais que possuem uma estratégia racional e eficaz de utilização de seu tempo. O comum é se ouvir reclamações, pessoas irritadas, que não têm tempo para si mesmas, para ficar com a família, ler um livro, ir a uma academia, pensar, sonhar, divertir, amar e serem amadas. As tarefas no trabalho ficam acumuladas, gerando estresse, insatisfação, baixa produtividade.
O que se pode fazer para encontrar um caminho que permita melhor utilizar e aproveitar o tempo? O melhor caminho é conhecer um processo completo de gerenciamento do tempo, a fim de aprender a organizar a sua vida. Começará a planejar melhor, ganhar mais objetividade nas atividades, priorizar aquilo que é realmente mais importante, saber usar uma agenda e sair do estado de urgência ao realizar projetos pessoais.
E se eu disser que me comprometo com isso, você acredita? Para isso basta apenas querer.
Não desperdice essa oportunidade. Você pode administrar melhor a sua vida pessoal e profissional, mantendo o equilíbrio em ambas, desde que conheça um processo eficaz e saiba como utilizar as ferramentas. No próximo dia 16 de julho de 2009, haverá uma palestra sobre o tema, em parceria com a ABRH-AL. Na oportunidade, você conhecerá tudo o que precisa ser feito, a fim de aproveitar ao máximo o seu tempo e a sua vida. Não perca!
As inscrições podem ser realizadas na ABRH-AL (Associação Brasileira de Recursos Humanos), situada à rua Professor Ângelo Neto, 215, Farol, fone 3326.2690. Informações pelo site: www.abrh-al.com.br

EDINALDO MARQUES
Professor da Ufal, Palestrante e Consultor

Nenhum comentário: