sábado, 25 de julho de 2009

"Mapas" mentais e drogas

O que são “mapas” mentais? Esta é uma palavra técnica – uma metáfora utilizada para explicar o comportamento e a atitude das pessoas. O “mapa” mental é o paradigma, isto é, o modelo que temos na cabeça de como cada coisa é ou funciona.
O ser humano decide agir a partir de suas percepções. Nós não operamos diretamente com o mundo, mas através de como percebemos ou achamos que as coisas são. Por exemplo, quando fixamos o olhar numa montanha russa é muito comum sentirmos uma sensação de frio na barriga. Mas, como isto é possível, se estamos no solo? A resposta está na percepção que temos. É como se estivéssemos dentro da montanha russa, ou seja, a percepção nos leva a algo que não é real.
Vamos dar um outro exemplo. Um pai entrou num metrô com suas três crianças. Enquanto o pai se sentou as três crianças ficaram correndo dentro do metrô de um lado para o outro e incomodaram um senhor, que tentava ler uma revista. Aquele homem vendo que o pai nada fazia para acalmar as crianças, explodiu e disse: “o senhor não vê que seus filhos estão me incomodando?” O pai levantou a cabeça e respondeu. Estou vendo, mas deixe lhe explicar o porquê disso: essas três crianças acabaram de sair do hospital e a mãe que estava lá internada faleceu. Com esta nova informação, o senhor, antes irritado, pediu desculpas e perguntou se poderia ajudar em algo. Vejam que mudança brusca de “mapa” mental. Junto com isso o comportamento também mudou.
Entre aquilo que acreditamos ser verdade e o real há uma diferença. Nem tudo que achamos ser real, é real.
Os “mapas” mentais das pessoas precisam ser sempre repensados, redesenhados, para que vejam o mundo da forma correta e possam encontrar uma direção, que as levem a melhores resultados. Se algum “mapa” estiver errado, fatalmente, o comportamento da pessoa em relação a um dado aspecto, levará a um resultado negativo.
Portanto, nós não carregamos as coisas ou o mundo na cabeça, mas sim, temos “mapas” – pontos de vista de como imaginamos cada situação. Cada “mapa” representa aquilo que acreditamos ser verdade. Mas será que aquilo que acreditamos ser verdade é realmente verdade? Ou aquele “mapa” foi mal “desenhado” na mente? Vivemos recebendo informações dos pais, professores, da sociedade, da imprensa, igreja, e nem sempre as coisas que são ditas são corretas, pois cada pessoa que diz pode estar também equivocada em sua percepção e conseguir influenciar as demais. Logo, é preciso refletir bastante sobre cada informação recebida para depois admitir que algo é realmente verdadeiro.
Se as crianças e adolescentes que ainda não foram atraídas pelas drogas, tiverem um “mapa” mental correto em relação a essa questão e à vida de uma forma geral, certamente, oferecerão maior resistência em trilharem por esse perigoso caminho.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: