quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mestre do tempo

Se você quiser ser mestre do seu tempo, saber aproveitar melhor cada segundo de sua vida, é preciso se concentrar e prestar atenção às linhas seguintes. Você vai gastar alguns minutos para concluir toda a leitura e refletir, mas certamente poderá descobrir um caminho, que lhe levará a fazer as coisas que realmente são mais importantes para você.
Para a grande maioria das pessoas há uma lacuna entre aquilo que elas fazem e o que mais querem fazer. Às vezes, isto passa até despercebido e somente é descoberto quando ocorre algo grave com elas ou com algum parente ou amigo muito próximo, por exemplo, quando se perde um ente muito querido. Nos momentos difíceis e de dor, pode-se acordar do sono profundo e perceber que não se está no caminho certo!
Quando a gente vê um relógio com pêndulo, fica a impressão de que o pêndulo vai e volta. Na realidade o pêndulo só vai, vai e infinitamente. Não existe a possibilidade de volta. Depois que algo ocorre, não tem como voltar atrás. Uma coisa é a percepção que se pode tirar do movimento do pêndulo, outra é a realidade.
Tem tanta gente que se preocupa com o passado! Também o futuro ainda não aconteceu e muita gente já começa a se “pré-ocupar”. Agora, o presente, este sim, posso agir e mudar a realidade. Você já viu alguém respirar no passado? E no futuro? Lógico que não! A respiração acontece a cada segundo do momento vivido e o agora é o maior presente que se tem. 90% das pessoas vivem reclamando do passado, 9% preocupados com o futuro e apenas 1% focam o presente.
Também há pessoas que carregam a ansiedade e só enxergam barreiras. O medo é um fator dominante.
Ser mestre do tempo é caminhar para a sabedoria, cultivar amizades e o amor. Fixar metas que definam o caminho a seguir e escrevê-las no papel para facilitar o propósito mental. Nestas condições, as escolhas diárias passam a ter mais sentido. O que não for possível fazer no primeiro minuto do dia, fica para o seguinte e assim sucessivamente. Afinal, são 24 horas ou 1440 minutos destinados a recomeçar, reinvertar-se. Não posso deixar a vida me levar, pois não sou um barquinho de papel perdido no oceano! Sou a força criativa de meu próprio destino.
Comece conhecendo a você mesmo. O ser humano tem o maior dom que Deus lhe deu: sua liberdade de escolha, ou seja, o livre arbítrio. Não deixe que as circunstâncias lhe carreguem. Torne-se líder de si mesmo!

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

2 comentários:

Ricardo Armstrong disse...

Concordo com o senhor. Viver o agora e conhecer a si próprio são atitudes que levam a uma vida saudável e em paz. Essas muito mais importantes que sucesso e felicidade, embora as pessoas percam o melhor da vida a procura e, pior, preocupadas com esses últimos.

Unknown disse...

Belo texto! Esta ai um dos maiores dilemas da humanidade: vivo o momento ou me preocupo com o amanha?