sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como reduzir a violência


Para diminuir os índices assustadores de violência, crianças e adolescentes sendo atraídas pelas drogas e para o crime, é preciso agir com eficácia e rapidez. Há dois grupos bem definidos. O primeiro, daqueles que já estão no uso das drogas e que precisam de um tratamento de psicólogos, psicanalistas, especialistas diversos e da própria família. Neste caso, a polícia tem que agir nos pontos de distribuição de drogas e no combate aos traficantes.
O segundo grupo é o de milhares de novas crianças e adolescentes que, se não receberem os treinamentos e a educação adequados, serão presas fáceis e caminharão também para as drogas. Neste caso, é necessário preparar um elenco de multiplicadores – educadores para trabalhar os “mapas mentais” dessas crianças e adolescentes, dando-lhes uma direção correta, fazendo com que conheçam e escolham um caminho muito melhor para as suas vidas, ou seja, encontrem um “norte-magnético” seguro. Mas isso precisa ser feito de uma forma correta e dentro de um processo pedagógico eficaz. Caso contrário, não terá os resultados positivos desejados.
As chances do processo dar certo são de 90%.
Se houver interesse do governo ou do Conselho Estadual de Segurança Pública, poderemos apresentar um programa/projeto completo e detalhado para atingir os melhores resultados e reverter essa situação alarmante de crianças/adolescentes nas drogas e crimes. Participamos de vários debates em São Paulo sobre o tema e temos alguns filmes, que poderão ilustrar as prioridades a serem feitas.
Ouvir o ex-prefeito de Bogotá nessas questões é válido, mas as soluções e todo o caminho a ser seguido, devidamente detalhado, está à disposição do Conselho.
O êxito do trabalho dependerá ainda de ações integradas.

EDINALDO MARQUES
Professor, consultor e palestrante

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro professor onde você ouviu esse discurso de autoajuda? Por favor, percebi que não foi por maldade, mas não faça mais isso.

Essas suas afirmações não tem base em nada, nada!

Mapa, que mapa? O mapa é acabar com a monocultura desse Estado arcaico.
Mapa é distribuir a renda.
Mapa é eliminar da vida pública esses políticos corruptos.
Mapa é fazer a nossa população ter acesso a informação de verdade. Não esse lixo vendido nos jornais e revistas.
Mapa é os chamados formadores de opinião voltar a sala de aula e estudar.

Se esse mapa irá acabar ou reduzir a violência, porque não usaram ele no Iraque, Paquistão, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife? Deve ser porque só você professor, tem o mapa e não quis divulgar seu método revolucionário.

Por favor, me ajude aí!

Anônimo disse...

Lamento informar que a pessoa ANÔNIMA, que comentou antes não sabe o que é um MAPA MENTAL. Por isto, não entendeu o que eu quis dizer. Se disser o seu email, posso explicar com mais clareza para que possa entender.
Edinaldo Marques