domingo, 19 de julho de 2009

Seja líder de si mesmo

Se você não sabe aonde quer chegar, provavelmente nunca vai chegar lá, por mais tempo que tenha. Se você é uma daquelas pessoas que não conhece o seu “norte magnético”, que não sabe em que direção caminha, que age como um barquinho de papel num oceano sem destino sendo levado pelas ondas de um lado para outro, que se influencia com facilidade, é a prova de precisa aprender a liderar a si mesmo.
Somos pessoas essencialmente proativas. Se estamos com os “músculos” da proatividade adormecidos, precisamos acordá-los. Afinal, a vida é única e deve ser vivida com sabedoria, usando todos os dons que são exclusivos dos seres humanos: consciência, autoconsciência, imaginação e liberdade de escolha (ou livre arbítrio).
Um grande erro que muita gente comete é começar a fazer coisas sem saber se são realmente o que mais importam para elas. Erram no foco e na escolha das maiores prioridades.
De que adianta fazer bem feito algo que não precisa ser feito? Quantas vezes a gente corre na execução de uma tarefa ou projeto e, quando chega ao final, verifica que aquele não era o objetivo desejado? De que adianta colocar mais velocidade em algo se a escolha da direção adotada foi errada?
Liderar a si mesmo inicia-se pelo autoconhecimento. É uma descoberta interior e que cada um deve fazer consigo mesmo. Para tal, existe um processo a ser seguido e é isto que precisa ser discutido, juntamente com as ferramentas necessárias. As pessoas saem da condição de apenas reagir e passam a agir, ou seja, deixam de ser reativas e passam a ser proativas.
A vantagem é uma vida de maior qualidade e expectativa, mais paz, organização pessoal, sensação de satisfação, força interior, redução do estresse e melhor produtividade. Isto interessa tanto às pessoas como às empresas, que passam a contar com colaboradores com maior facilidade de chegarem aos melhores resultados.
Essa e outras questões serão debatidas durante a palestra como gerenciar o seu tempo com eficácia, que ocorrerá na próxima quinta-feira, 9 horas, no auditório do Senai, Poço. É uma promoção da ABRH-AL (Associação Brasileira de Recursos Humanos), fone 3326.2690, www.abrh-al.com.br. Não perca essa oportunidade!

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: