segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Custo da desmotivação


Quanto custa a desmotivação de uma pessoa no trabalho? E dos componentes de um departamento ou setor? É possível um líder de equipe conseguir motivar seus assessores ou liderados?
Além do talento e da criatividade, um fator é essencial para aumentar a produtividade do trabalhador do conhecimento: a força de vontade.
Para demonstrar a importância da motivação é bom lembrar de que o ser humano é o único animal capaz de fazer greve de fome. O bom senso diz: não faça greve de fome, pois isto afeta a saúde e pode causar até a morte. Mesmo assim, algumas pessoas correm o risco e colocam o motivo de passar fome acima daquilo que a inteligência indica.
Sabemos que a principal e verdadeira motivação reside dentro das pessoas. E somente cada um pode abrir a sua “porta” da motivação. A eficácia de um líder está na sua competência de liberar a motivação que os liderados já trazem dentro de si.
Uma teoria fundamental no campo da motivação humana é aquela que mostra que a motivação é proveniente de nossas necessidades e não daquilo que satisfaz às mesmas necessidades.
O melhor caminho para motivar servidores públicos ou colaboradores é promover um processo de T & D – Treinamento e Desenvolvimento constantes, que aprimore competências e permita a substituição de modelos mentais ou paradigmas destrutivos.
A motivação no trabalho depende de algumas condições: compromisso com o objetivo, expectativa de crescimento por parte do servidor/colaborador, forma de atuação do líder, recompensas adequadas às necessidades pessoais e adequação entre a atividade exercida e o perfil individual.
A utilização dessa energia poderosa chamada motivação também depende de reconhecimento, relacionamento interpessoal e empatia – necessidade de ser ouvido e compreendido.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: