quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Motivações positivas


Em tempos modernos, de turbulências, correria diária, engarrafamentos no trânsito, falta de empregos, rápidas mudanças e estresse constante, as pessoas precisam desenvolver as inteligências intrapessoal (conviver bem consigo) e interpessoal (estabelecer relações adequadas com outras pessoas), para que motivações positivas possam estar sempre presentes na família, no trabalho e na convivência social. Isto exige autoconhecimento, desenvolvimento do autocontrole, da persistência, zelo, entusiasmo, bondade nas relações com outras pessoas, empatia e piedade.
É comum empresas privadas e órgãos públicos promoverem palestras motivacionais, que fazem as pessoas rirem bastante, mas, nos dias seguintes, o ambiente entre os colaboradores ou servidores continua o mesmo. Isso significa que a palestra funcionou apenas como terapia ocupacional. Não resta dúvida que a terapia é importante, porém, além disso, é necessário oferecer às pessoas um processo, que se for incorporado na vida de cada uma delas, fará uma enorme diferença na motivação individual, coletiva e, consequentemente, na produtividade. Afinal, pessoas motivadas reclamam menos, produzem mais e alcançam melhores resultados.
A motivação humana é uma energia, diretamente associada às emoções e sentimentos, que estão dentro de cada um de nós. Se uma determinada pessoa é mal humorada, tímida e tem dificuldades de relacionamento com os colegas, saiba que seus circuitos neurais são maleáveis. Portanto, temperamento não é destino, podemos desenvolver características diferentes.
O cérebro humano tem, em média, 1,5 quilos de peso. É aí que as pessoas pensam, raciocinam, lembram, processam as emoções, enxergam, ouvem, aprendem e onde se originam muitas doenças.
Além da motivação interna, o ser humano também é influenciado por motivos externos. Aqueles onde a proatividade já é uma realidade, incentivos externos causam menor efeito.
Um dos maiores segredos para uma motivação positiva é ter consciência do poder do sistema límbico (ou inteligência límbica). Esse órgão de nosso cérebro, com formato de uma amêndoa, funciona como um vulcão de emoções, por exemplo, comanda a raiva, liberando adrenalina que anula a função racional e produz reação violenta.
Se quisermos ser pessoas motivadas precisamos aprender a buscar forças poderosas dentro de nós, mesmo nas adversidades. O principal atributo ou virtude para a automotivação é começar a liderar a nós mesmos. Se cada pessoa pode ser melhor por que não mudar?
Alguns executivos e chefes ainda acreditam que é possível gerar motivação condicionando o comportamento por meio de prêmios e punições. Este foi o paradigma que vigorou nos séculos XIX e XX, durante o período industrial. Atualmente, vivemos a era do conhecimento.

EDINALDO MARQUES
Professor da Ufal, Mestre em Administração, Consultor e Palestrante

Um comentário:

Unknown disse...

Carríssimo Profº. Edinaldo,

Parabéns pelas publicações, muito pertinentes ao nosso cotidiano. Continue a publicar novas ideias e orientações, pois será muitissímas valiosas para todos a quem ler.

Deus te abençõe e te guarde e faça resplandecer o seu rosto sobre te e te dê a paz. Salmos 67