sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Trajetória de sucesso


Todos os anos milhares de jovens concluem seus cursos de graduação ou de pós-graduação, deixam as universidades ou faculdades e vão para o mercado de trabalho exercer diversas profissões. A partir desse instante, além dos conhecimentos técnicos adquiridos, é necessário, também, o domínio de algumas habilidades importantes para o sucesso profissional.
O ambiente a ser enfrentado é de alta competitividade, cheio de turbulências, incertezas e de escassez de empregos. Vencerão com mais facilidade aqueles, que junto com a competência técnica, tiverem conseguido incorporar virtudes e hábitos eficazes. Isto pode acontecer durante a vida, mas, quanto mais cedo for uma realidade, mais fácil será encontrar o caminho do sucesso.
Um ponto fundamental e que precisa ser entendido por todos, é a criação de percepções corretas da vida e do mundo atual.
É comum confundirmos percepção com realidade. Porém, nem sempre isso acontece. Os pontos de vista que possuímos, às vezes, não coincidem com a verdade. Este é um fator importantíssimo, para que resultados positivos possam vir com maior rapidez.
Outro aspecto que deve merecer a máxima atenção dos estudantes ao concluírem seus cursos é a fixação de metas, que devem ser colocadas no papel, para que possam facilitar o comprometimento. Isto cria direção, propósito na vida das pessoas e facilita a pautar as escolhas corretas.
Além disso, duas virtudes que devem ser desenvolvidas e praticadas pelos estudantes são a proatividade e a liderança. Entender a importância que devemos dedicar ao tempo, ou seja, a cada novo dia. Focar, sobretudo no agora, com o objetivo de identificar oportunidades, vencer o medo, encontrar o sucesso e a felicidade. Afinal, foi para isto que nascemos.

EDINALDO MARQUES
Professor, Consultor e Conferencista

Nenhum comentário: