terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fome versus paz


Já conseguimos enviar o primeiro astronauta ao espaço – Marcos Cesar Pontes para participar como tripulante de uma missão, vencemos cinco copas do mundo, avançamos na urbanização, modernização, industrialização e conseguimos a autosuficiência no petróleo com perspectivas extraordinárias em face da descoberta da camada do pré-sal. Porém, a fome no Brasil persiste. Por quê?
Com a fome que assola a população brasileira jamais conseguiremos a tão almejada paz. São 54 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza em situação de insegurança alimentar.
Existem vários tipos e níveis de fome no país, os mais graves decorrentes de deficiências de micronutrientes, como a falta de vitamina A, ferro e iodo. A questão não está apenas em reduzir a fome, mas avaliar a qualidade da comida que chega à mesa. E quais as saídas?
É preciso vontade e coragem política. Não bastam medidas paleativas, que têm sido colocadas em prática, mas que não combatem a verdadeira causa do problema.
É do conhecimento geral a necessidade de promover uma distribuição de renda corajosa, avançar mais rapidamente na reforma agrária e garantir o acesso aos recursos produtivos: água, sementes, créditos rurais de produção, créditos urbanos, melhorar o acesso e a qualidade da educação, investir no programa de atenção básica à saúde etc. Enquanto as reformas tão faladas – tributária, agrária e fiscal não saírem da oratória, vamos avançar, mas de modo insuficiente.
A execução das políticas públicas necessita ser mais eficaz, a fim de conseguirmos reduzir o atual índice de pobreza na velocidade máxima possível.
Existe um processo de gestão altamente eficaz, que se fosse colocado em prática faria com que os resultados acontecessem mais rapidamente. Afinal, quem tem fome não pode esperar.
A questão é complexa e a solução depende dos governos federal, estaduais, municipais e de toda a sociedade. Não é aceitável um país rico como o nosso conviver com tamanha pobreza.

EDINALDO MARQUES
Professor da Ufal, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: