sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A matéria-prima da vida


A principal matéria-prima da vida é o tempo. Se fizermos alguma coisa ou ficarmos parado o tempo passará.
Quanto custa uma hora de nosso dia? Em geral, as pessoas não dão o real valor que o tempo possui. Porque simplesmente não conhecem a matriz de gerenciamento eficaz do tempo, juntamente com a pirâmide da produtividade, que lhes permitam transformar em hábito diário a correta utilização do recurso tempo, a partir do uso de uma ferramenta auxiliar para facilitar a aplicação.
Se quizermos ampliar a nossa capacidade de fazer mais coisas nas mesmas 24 horas de que dispomos, é preciso aumentar o nível de sistematização. Por isso é essencial conhecer e utilizar um processo completo, que nos permita fazer mais, sem desprezar a vida pessoal ou familiar.
Além do trabalho, temos vários outros papeis que precisam ser cumpridos com eficácia. Há pessoas que chegam a exercer de oito a dez papeis por semana: líder, pai ou mãe, marido ou esposo, amigo(a), consultor(a), palestrante, escritor(a), motivador(a) e o papel “eu” – cuidar da saúde física, mental, emocional/social e espiritual. Na relação estão empresários, executivos, diretores de empresas, engenheiros, médicos, assessores administrativos e vários outros profisssionais.
O fundamental é garantir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Isto é possível e somente depende da sistematização.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da Ufal, Mestrado em Administração
Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: